domingo, 19 de dezembro de 2010

Ações 2010 / Departamento de Cultura.


O final do ano é momento propício para um balanço e também  para elaboração de planos para o novo ano. Com muita determinação e desejo de contribuir cada vez mais com o desenvolvimento cultural de nossa Itaperuna, enumeramos a seguir, sem muita preocupação em seguir com precisão uma linha do tempo, as principais Ações do Departamento Municipal de Cultura de Itaperuna/ Gestão 2010.
1- Anteprojeto de Criação do Museu Municipal: participação em diversas oficinas oferecidas pelo Sistema Estadual de Museus.

2- Lançamento do Ante Projeto de Mapeamento Cultural do Município em Parceria com a Fundação São José e FAETC ( parcerias estas, que foram mantidas durante a realização de diferentes eventos no decorrer do ano) Pretendemos retomar o Projeto de Mapeamento em 2011.

3- Projeto Blits Mulher: evento comemorativo pelo Dia Internacional da Mulher.

4- Remate ou Arremate de Folias / Apoio: eventos desenvolvidos pelas principais Folias de Reis da cidade entre os meses de janeiro a agosto.

5- Participação no PECAM- Programa Estadual de Captação de Recursos.

6- Visita do Superintendente do IPHAN à Itaperuna.

7- Apoio na implantação do 3° Ponto de Cultura de Itaperuna- Folia de Reis Nossa Senhora de Lourdes (Reestruturação do Projeto inicial, envio de toda a documentação necessária e acompanhamento das diferentes fases do processo de convênio a ser firmado com a Secretaria Estadual de Cultura.

8- Aprovação no PADEC- Programa de Apoio ao Desenvolvimento Cultural dos Municípios- Projeto: Restauração de Monumentos / Revitalização de Praças e Jardins e Realização da 1ª Semana de Patrimônio de Itaperuna. E Criação do Ante Projeto ou Programa “Trilhos da Cultura”, que engloba diferentes ações:

-Revitalização de trecho de antiga ferrovia entre Retiro do Muriaé e Comendador Venãncio, (Há a necessidade de um Projeto de Viabilidade Técnica, que está em fase de negociação junto à CVV- Circuito Ferroviário Vale Verde.
-Restauração das antigas Estações Ferroviárias – O projeto de Restauração da Estação Ferroviária de Retiro de Muriaé foi apresentado com grande sucesso durante Seminário de Revitalização Ferroviária no Rio de Janeiro e foi entregue à Secretaria Municipal de Planejamento para cadastramento junto ao Sinconv.

9-Encontro Municipal de Cultura/ equipe da Secretaria Estadual de Cultura responsável pelo Plano Nacional de Cultura com o envolvimento de diferentes representantes da cultura local.

10-Concha Acústica: Grande comemoração do Dia Internacional do Rock com show da Banda Corcel 74; Caravana da Leitura: Livros e Projetos de Leitura desenvolvidos pelo escritor paulista: Laé de Souza foram expostos e vendidos a preço simbólico de R$ 1,99.
E apoio a diferentes eventos realizados e ou idealizados por Instituições e artistas locais, como:
*Ensaios Livres: sábados de manhã/ Parceria: Centro Codeço de Aperfeiçoamento Musical e Fanfarra do Colégio Estadual Buarque de Nazareth).
*Eventos Religiosos / Parceria Banda Sacra- Matriz São José do Avahy, Igreja Batistas: da Cehab, do Aeroporto e do Guaritá; Banda Gospel Fruto Sagrado.Copa, Igreja Wesleyana.
*Eventos/ Temas diversos: Mundial de Futebol- Entrega dos Prêmios; Lançamento do Projeto “ Aprendendo Sempre Mais”; Projeto Desperta Débora. , 3° FEMUSIC (Feira Musical – Centro Codeço de Aperfeiçoamento Musical)
*Projeto Pequenos Músicos/ Grandes Artistas: de autoria do Sr Francisco: várias apresentações: Bandas Koubrun, RP5, Marcelinho dos Teclados.
* Coral Móvel Ampla - Canto de Natal
* Apresentação da Companhia de Dança  Paulo Bastos.

11- Participação na Conferência Regional de Cultura realizada em Miracema para eleição dos representantes/ delegados regionais de Cultura durante a elaboração do Plano Nacional de Cultura.

12-   Inclusão Digital e Shows com Artistas Locais: criamos projetos aprovados pelo Banco do Brasil, nestas duas áreas e estão em fase de entrega de documentação.

13- Adaptação e Modernização da Biblioteca Municipal: Cadastramento e Recebimento do Kit Modernização/ Programa Livro Aberto . Envio de projetos para os seguintes Editais: Pontinho de Cultura 2010 e Apoio a Bibliotecas Públicas 2010. No momento, estamos entre os Projetos Habilitados aguardando divulgação dos projetos aprovados.

14- Reinauguração da Biblioteca Pública Municipal Dr Caio Buarque de Nazareth e do Telecentro Comunitário Itaperuna Digital/ objetivando o pleno funcionamento do Telecentro, firmamos parceria com a Secretaria de Ação Social e Faculdade Redentor ( as Atividades acadêmicas/ Estágios não remunerados realizados pelos alunos da Redentor terão início em 01 de fevereiro de 2011).

15- Inauguração da Sala de Cultura- Espaço das Artes e Início do Projeto “Tardes de Memórias”, ( uma idealização da Secretária de Governo Claudete Cerqueira). Neste espaço cultural aberto a toda a população itaperunense aconteceram: Audições de Piano, Recitais, Oficinas, Exposições. Também em diversas ocasiões levamos a Sala de Cultura para o Auditório da Fundação Educacional e Cultural São José: : Lançamento de livros, palestras e participações em eventos da própria Fundação.

16-Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: Divulgação das pesquisas na área de Arqueologia desenvolvidas pela equipe do Mineroduto Minas –Rio no município de Itaperuna.

17-1ª Exposição Ferroviária em Itaperuna em parceria com a Associação dos Ferroviários Inativos, Ativos e Pensionistas de Santos Dumont.

18- Inclusão de Itaperuna no Circuito Estadual das Artes- diferentes produções teatrais vieram à Itaperuna por um preço simbólicos e se apresentaram no Teatro do Sesi.

19- 1° Encontro de Bandas em Raposo/ Circuito de Encontros de Banda Rio/ Minas/ Espírito Santo.

20- Participação: Curso de Atualização para Bibliotecas Municipais do Noroeste do Estado do Rio de Janeiro- equipe da Biblioteca Pública Municipal Dr Caio Buarque de Nazareth e Curso para implantação do Telecentro / Sistema Gesac ligado ao Ministério das Comunicações.

21- Participação em Cursos de Elaboração de Projetos na Área Cultural - oferecidos pelo SEBRAE- Itaperuna.

22- Relação dos Principais Eventos Realizados na Sala de Cultura- Espaço das Artes.

- Inauguração  e 1ª Tarde de Memórias .
- Audições de Piano e teclado (Projeto MPB e Exercício Público-  Curso Livre de Piano e Teclado da Professora Denise Soldati).
- 2ª Tarde de Memórias;
- Recital Comentado de Violão/ Adler Tatagiba
- Curso de Utilidades Domésticas - E.V.A. - Três dias com aulas Manhã, Tarde e Noite;
- 3ª Tarde de Memórias;
- Lançamento do Livro “Pandemonium” do escritor carioca Zeca Fonseca, filho do também escritor Rubem Fonseca. Nesta ocasião "levamos" a Sala de Cultura para o Auditório da Fundação São José.
- Lançamento do Prêmio Rio Sócio Cultural;
- 4ª Tarde de Memórias;
- Curso de Velas Decorativas - quatro dias com aulas  manhã, tarde e noite;
-Lançamento do Projeto- Coral de Vozes-
- Lançamento do Dia Municipal do Amigo da Cultura- Projeto da Culturita.

Os projetos realizados e ou  apoiados   na SALA DE CULTURA- ESPAÇO DAS ARTES e ou CONCHA ACÚSTICA  contaram com a constante busca de fundamentais  parcerias com:

Marco Vídeo Produções. Site Outra Revista, Shopping do Pão, Colégio Estadual Buarque de Nazareth, Flores Naturais, Kactus Decorações ( do amigo Carlos), Music  Center Audio Sate, Alex do Musiart  e tantos outros que serão lembrados no decorrer de nossas postagens, o nosso  eterno agradecimento!

 Vale ressaltar também a vinda do Departamento de Cultura para o prédio da antiga Unig/ Aeroporto, onde também se encontram a FUNITA- Fundação Universitária de Itaperuna, Departamento de Trânsito, Secretarias de Educação e Turismo,  a união de todos  muito colaborou com  os eventos realizados.  E o especial  apoio   da  Secretaria de  Governo e Secretaria de Ação Social, bem como de  todos os funcionários  da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer e Biblioteca MUNICIPAL, que não medem esforços para a concretização de nossos propósitos.  Enfim, a  todos, que direta ou indiretamente  conosco colaboraram  e  aos nossos queridos   familiares, que  também estiveram do nosso lado, sonhando e realizando conosco,  o nosso muitíssimo obrigado!



Elizabeth Vitória Rezende-
Diretora Municipal de Cultura
.

3 comentários:

Cultura Itaperuna disse...

Parabéns Itaperuna, Parabens Beth, precisamos de mais Cultura
José Cosme

Enviado por e-mail após ser informado sobre a criação do Blog.

Cultura Itaperuna disse...

lância Ambiental em Saúde Itaperuna para culturaitaperuna@gmail.com


Que chic!.... divulgarei o blog.

Um beijo grande.

Lucíola.
.

Cultura Itaperuna disse...

Temos recebido muitos comentários carinhosos dos amigos e com a devida permissão dos mesmos procuramos compartilhar através de comentários.Nossos agradecimentos a todos!
A seguir o que recebemos hoje da amiga e incentivadora Àbia Dias:


Muito, muito bom ver a Cultura em Itaperuna criando braços, pernas, corpo, coração e, principalmente, cérebro.
Enfim, a "imagem e semelhança" que o trabalho e a arte exigem.
Parabéns, Elizabeth e Luís Marcelo, cérebro e coração dessa nova vida.
Abia Dias
.